Como gerar a Ordem de Manutenção?

A tela “Ordem de Manutenção” atende a execução de todas as manutenções executadas nos ativos da empresa, podendo ser vindas do plano de atividades ou lançadas diretamente na tela de Ordem de Manutenção.

Localizando a tela

No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Ordem de Manutenção, após localizada, clicar para a tela ser aberta.

Status da OM

Fluxo OM (não planejada)

Fluxo OM (planejada)

Quando o solicitante faz a abertura da OM, a mesma é inserida automaticamente com status ‘SOLICITADA’, indicando que a OM passará por uma análise de alguém chave no setor de manutenção.

Para analisar a OM o usuário deve clicar em ‘Aprovar OM’. O sistema abre uma tela com as mesmas informações de cadastro da OM e possibilita que o usuário aprovador edite as informações da OM. Além da edição da OM, o aprovador precisa informar, obrigatoriamente, o ‘Responsável’, o ‘Prazo de entrega’ e o ‘Tempo estimado’ para resolução da OM.

Após a aprovação, a OM tem seu status alterado para ‘ABERTA’ e fica disponível para o responsável efetuar os devidos apontamentos (lançamentos, avaliação de etapas e solicitação de materiais). As OMs originadas a partir de um Plano de Atividades são incluídas automaticamente com status ‘ABERTA’ .

Quando o usuário aprovador entende que a OM solicitada não é legítima, deve clicar em ‘Cancelar OM’ e registrar o motivo do cancelamento. A OM tem o status alterado para ‘CANCELADA’ .

Ao fazer registros dentro de ‘Lançamentos’‘Avaliação de etapas’ ou ‘Solicitação de materiais’, o status da OM é alterado para ‘EM ANDAMENTO’ .

Para concluir a OM, o usuário clica em ‘Concluir OM’. Quando a OM não possui etapas ou todas as etapas estão em conformidade, o status da OM é alterado para ‘CONCLUÍDA COMPLETA’. Quando a OM possui etapas não conforme o status é alterado para ‘CONCLUÍDA INCOMPLETA’ .

É necessário pelo menos um apontamento em ‘Lançamentos’ para a OM ser concluída, além disso, os campos ‘Data e hora de conclusão’ ‘Tempo de máquina parada’ são obrigatórios para a conclusão.

Uma vez que a OM está concluída, o usuário solicitante precisa validar a solução. Ele registra a validação da OM no botão ‘Avaliar OM’. Após registrar a avaliação a OM fica com status ‘AVALIADA’.

 

Cadastro de OM

Para fazer o cadastro de uma nova OM pela tela de Ordens de Manutenção o usuário clicar em ‘Cadastrar Ordem de Manutenção’. O Sankhya-W abre um pop-up para o usuário preencher os dados necessários para o cadastro da Ordem de Manutenção.

Informa-se o “Ativo” buscando as informações do cadastro de ativos do módulo de manutenção.

“Tipo de OM” é preenchido conforme a categorização das ordens de manutenção na empresa. O usuário precisa cadastrar o “Sintoma” da OM na tela de ‘Automação de OM’ esclarecendo o motivo da abertura da mesma.

É sinalizada a “Prioridade” da OM conforme a avaliação e necessidade do usuário que está cadastrando a OM.

Quando a manutenção neste ativo é impeditivo para o funcionamento da produção, a marcação

“Afeta produção” deverá estar marcada.

Quando a OM for recorrente, a opção “Retrabalho” deverá ser marcada e obrigatoriamente deverá inserir o número da “OM de origem” .

O registro da “Data e hora de entrada” é necessário para informar o momento em que o ativo deu entrada no setor de manutenção.

Existe a possibilidade de que a OM seja executada por uma equipe terceirizada. Nestes casos a marcação “Atividade terceirizada” deverá estar marcada.

Os detalhes da OM, o usuário preenche no campo “Descrição”.

Ao realizar o lançamento da ordem de manutenção é gerado automaticamente o número da OM, o qual é exibido na mensagem de sucesso da inclusão do registro.

Após criada, a OM fica disponível na tela “Ordem de manutenção” com status “Solicitada” , aguardando a aprovação de um usuário devidamente liberado à funcionalidade.

Na parte superior direito da OM são exibidas as principais informações do Ativo, sendo estas buscadas do cadastro do Ativo. Pode-se visualizar a foto do ativo, descrição, número de série/código, fornecedor, local, centro de custo, cliente, centro de trabalho, medidor atual, medidor acumulado.

Do lado superior esquerdo são exibidas as informações inseridas durante a inclusão da OM ou do plano de atividades. São eles: Número da OM, tipo de OM, usuário solicitante, responsável, sintoma, prioridade, afeta a produção, retrabalho, OM de origem, data e hora emitida, atividade terceirizada e descrição.

 

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