A tela “Ordem de Manutenção” atende a execução de todas as manutenções executadas nos ativos da empresa, podendo ser vindas do plano de atividades ou lançadas diretamente na tela de Ordem de Manutenção.
No Navegador Sankhya, na caixa de pesquisa inserir a palavra Ordem de Manutenção, após localizada, clicar para a tela ser aberta.
Quando o solicitante faz a abertura da OM, a mesma é inserida automaticamente com status ‘SOLICITADA’, indicando que a OM passará por uma análise de alguém chave no setor de manutenção.
Para analisar a OM o usuário deve clicar em ‘Aprovar OM’. O sistema abre uma tela com as mesmas informações de cadastro da OM e possibilita que o usuário aprovador edite as informações da OM. Além da edição da OM, o aprovador precisa informar, obrigatoriamente, o ‘Responsável’, o ‘Prazo de entrega’ e o ‘Tempo estimado’ para resolução da OM.
Após a aprovação, a OM tem seu status alterado para ‘ABERTA’ e fica disponível para o responsável efetuar os devidos apontamentos (lançamentos, avaliação de etapas e solicitação de materiais). As OMs originadas a partir de um Plano de Atividades são incluídas automaticamente com status ‘ABERTA’ .
Quando o usuário aprovador entende que a OM solicitada não é legítima, deve clicar em ‘Cancelar OM’ e registrar o motivo do cancelamento. A OM tem o status alterado para ‘CANCELADA’ .
Ao fazer registros dentro de ‘Lançamentos’, ‘Avaliação de etapas’ ou ‘Solicitação de materiais’, o status da OM é alterado para ‘EM ANDAMENTO’ .
Para concluir a OM, o usuário clica em ‘Concluir OM’. Quando a OM não possui etapas ou todas as etapas estão em conformidade, o status da OM é alterado para ‘CONCLUÍDA COMPLETA’. Quando a OM possui etapas não conforme o status é alterado para ‘CONCLUÍDA INCOMPLETA’ .
É necessário pelo menos um apontamento em ‘Lançamentos’ para a OM ser concluída, além disso, os campos ‘Data e hora de conclusão’ e ‘Tempo de máquina parada’ são obrigatórios para a conclusão.
Uma vez que a OM está concluída, o usuário solicitante precisa validar a solução. Ele registra a validação da OM no botão ‘Avaliar OM’. Após registrar a avaliação a OM fica com status ‘AVALIADA’.
Para fazer o cadastro de uma nova OM pela tela de Ordens de Manutenção o usuário clicar em ‘Cadastrar Ordem de Manutenção’. O Sankhya-W abre um pop-up para o usuário preencher os dados necessários para o cadastro da Ordem de Manutenção.
Informa-se o “Ativo” buscando as informações do cadastro de ativos do módulo de manutenção.
O “Tipo de OM” é preenchido conforme a categorização das ordens de manutenção na empresa. O usuário precisa cadastrar o “Sintoma” da OM na tela de ‘Automação de OM’ esclarecendo o motivo da abertura da mesma.
É sinalizada a “Prioridade” da OM conforme a avaliação e necessidade do usuário que está cadastrando a OM.
Quando a manutenção neste ativo é impeditivo para o funcionamento da produção, a marcação
“Afeta produção” deverá estar marcada.
Quando a OM for recorrente, a opção “Retrabalho” deverá ser marcada e obrigatoriamente deverá inserir o número da “OM de origem” .
O registro da “Data e hora de entrada” é necessário para informar o momento em que o ativo deu entrada no setor de manutenção.
Existe a possibilidade de que a OM seja executada por uma equipe terceirizada. Nestes casos a marcação “Atividade terceirizada” deverá estar marcada.
Os detalhes da OM, o usuário preenche no campo “Descrição”.
Ao realizar o lançamento da ordem de manutenção é gerado automaticamente o número da OM, o qual é exibido na mensagem de sucesso da inclusão do registro.
Após criada, a OM fica disponível na tela “Ordem de manutenção” com status “Solicitada” , aguardando a aprovação de um usuário devidamente liberado à funcionalidade.
Na parte superior direito da OM são exibidas as principais informações do Ativo, sendo estas buscadas do cadastro do Ativo. Pode-se visualizar a foto do ativo, descrição, número de série/código, fornecedor, local, centro de custo, cliente, centro de trabalho, medidor atual, medidor acumulado.
Do lado superior esquerdo são exibidas as informações inseridas durante a inclusão da OM ou do plano de atividades. São eles: Número da OM, tipo de OM, usuário solicitante, responsável, sintoma, prioridade, afeta a produção, retrabalho, OM de origem, data e hora emitida, atividade terceirizada e descrição.